Cristo vai Voltar!

Cristo vai Voltar!

Mensagempor Bereano » Ter Set 28, 2010 9:47 pm

INTRODUÇÃO

O mundo em que vivemos é um mundo de contrastes.

Muitas pessoas deste mundo vivem uma vida de luxúria e conforto. Parecem ter tudo para satisfazer as suas necessidades. Têm uma bela casa, um belo trabalho e não parecem ter quaisquer problemas que não possam resolver por si próprios.

Por outro lado existem muitas pessoas neste mundo que sofrem bastante pelos efeitos da pobreza e população a mais. Há milhões de pessoas que debatem-se por encontrar comida suficiente para alimentar as suas famílias, há milhões de pessoas que vivem em condições que são terrenos férteis para doenças e pestilências. Sob estas condições, doenças como a lepra não tem restrições em se espalhar e são um grande sofrimento.

Há um desacordo continuo entre as nações. Parece que estão sempre em guerra e pessoas morrem devido a agendas políticas desnecessárias.

Os problemas deste mundo têm sido alvo por gerações de políticos e organizações humanitárias, no entanto os problemas deste mundo continuam a existir. Na realidade muitos tipos de Governos têm sido testados: monarquia; democracia, república; socialismo. No entanto o homem continua a debater-se com os problemas deste mundo. Ele teve um enorme sucesso ao demonstrar que é incapaz de resolver os problemas que vemos à nossa volta.

Muitos dos problemas deste mundo estão directamente relacionados com o egoísmo dos homens. Um homem numa posição de poder fica contente ao trabalhar com aqueles que lhe apoiam e que lhe ajudarão a ser um sucesso; geralmente isto à custa daqueles que não o apoiam. O homem é auto-suficiente.

Haverá algum dia uma solução para estes problemas? A resposta é sim, mas o homem não pode corrigir os problemas deste mundo. Temos que nos voltar para a Bíblia para encontrar respostas para as questões que possamos ter. A Bíblia fala-nos do futuro, e diz-nos o que podemos fazer para ajudar a tornar este mundo um lugar melhor para viver. A Bíblia garante-nos que o homem irá continuar a debater-se de uma crise para outra e que, deixado a si mesmo, o homem somente tornará as coisas muito piores. A Bíblia também garante-nos que se colocarmos a nossa confiança e esperança no Deus da Bíblia, que podemos viver num tempo de paz e segurança onde podemos desfrutar das bênçãos da vida onde os problemas deste mundo serão resolvidos.

A Bíblia também nos diz que isto só acontecerá quando o Senhor Jesus Cristo retornar à Terra.

Neste folheto desejamos tomar em consideração o ensino Bíblico acerca do retorno do Senhor Jesus Cristo e descrever o que ele fará assim que retornar.

O QUE FARÁ JESUS QUANDO VOLTAR?

A Bíblia ensina-nos acerca das muitas coisas que o Senhor Jesus Cristo irá fazer quando retornar à Terra.

1. Jesus vai estabelecer um reino

Nós já vimos Actos 1:11. Neste versículo dois anjos disseram que Jesus retornaria à Terra. Antes da ascensão de Jesus ao céu os discípulos tinham colocado uma questão a Jesus.
“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?” Actos 1:6

Os discípulos perceberam que Jesus iria estabelecer um reino. Agora que Jesus tinha sido crucificado e ressuscitado de entre os mortos, os discípulos pensaram que Jesus iria agora restaurar o reino a Israel.

Os discípulos tinham muito boas razões para esperar que Jesus restaurasse o Reino a Israel. Há uma mensagem consistente no Velho Testamento, que o Reino será estabelecido na terra e que irá substituir todos os reinos existentes neste mundo.

“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.” Daniel 2:44

Será um reino que terá o trono em Jerusalém e este reino afectará todas as pessoas da terra.

“Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do Senhor; e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do Senhor, a Jerusalém; e não mais andarão obstinadamente segundo o propósito do seu coração maligno.” Jeremias 3:17

O Rei deste reino estabelecerá os caminhos de Deus como a maneira correcta de viver as nossas vidas. Lembre-se do que dissemos na introdução. "Muitos dos problemas deste mundo estão directamente relacionados com o egoísmo dos homens. Um homem no poder é feliz ao trabalhar com aqueles que lhe apoiam e que lhe vão ajudar a ser um sucesso; geralmente isto à custa daqueles que não o apoiam. O homem é auto-suficiente." No entanto, no Reino que será estabelecido nesta terra a humanidade não mais seguirá os maus intentos dos seus corações malignos."

Outra faceta do Reino será que todas as pessoas quererão aprender os caminhos de Deus. Toda a terra quererá ir a Jerusalém para que lhe seja ensinados os caminhos de Deus.

"Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião procederá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém." Miquéias 4:2

2. Jesus será o rei deste reino

Deus fez uma promessa ao Rei David em 2 Samuel 7:12-16

Nos versículos 12 - 13 lemos, "Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino."

Incluído nesta promessa estava um descendente que haveria de se sentar no trono do reino para sempre.

A Bíblia diz-nos quem é este descendente.

No primeiro capítulo de Lucas um anjo apareceu a Maria e disse-lhe que ela teria um filho. Seria um filho especial porque a sua concepção seria milagrosa.

O nome deste filho seria Jesus (Lucas 1:31)
Em Lucas 1:32-33 lemos "...Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai... e o seu reinado não terá fim."

Mateus 1:1 confirma que Jesus Cristo é o filho de David.

A Bíblia é muito clara. O descendente de David que haveria de sentar-se no seu trono é o Senhor Jesus Cristo. Quando o Senhor Jesus Cristo retornar ele reestabelecerá o reino de Israel, e colocará o seu trono em Jerusalém - o mesmo lugar onde o Rei David tinha o seu trono.

A Bíblia também é muito clara e consistente no seu ensino que Jerusalém será o lugar de onde o Reino de Deus será governado.

"Naquele tempo, chamarão a Jerusalém de Trono do SENHOR" Jeremias 3:17

Até o Senhor Jesus chamou Jerusalém de a "cidade do grande Rei." (Mateus 5:35)

Até agora vimos que a Bíblia ensina que:

(a) Jesus retornará à terra.

(b) Um reino será estabelecido na terra.

(c) O Rei deste Reino reinará desde Jerusalém.

(d) Este Rei reinará usando os princípios de Deus, não os dos homens.

(e) Todas as pessoas vão reconhecer este Rei como governante de toda a terra.

(f) Este Rei é Jesus!

3. Jesus ressuscitará os Mortos

Hebreus 11 diz-nos que muitos dos homens e mulheres do Velho Testamento que viveram vidas fiéis a Deus ainda não receberam a recompensa de vida eterna. Esta é apenas uma pequena lista de homens e mulheres que foram fiéis. Há muitos outros que viveram vidas fiéis a Deus e que morreram. No mesmo capítulo confirma-nos que todos os fiéis ainda têm que receber a promessa de vida eterna.

"Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa." Hebreus 11:39

Como podem eles receber a promessa de vida eterna? Haverá uma ressurreição dos mortos quando Jesus voltar. Este ensino está presente em muitas partes da Bíblia.

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;" 1 Tessalonicenses 4:16

"Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno." Daniel 12:2

"Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão." João 5:25
"Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão." João 5:28

Os ressuscitados serão reunidos com todos os fiéis que estiverem vivos e serão julgados. O apóstolo Paulo confirma que o Senhor Jesus julgará nessa altura.

"Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino." 2 Timóteo 4:1

4. Cristo recompensará os fiéis

Em Apocalipse lemos as últimas palavras que Cristo deu aos seus discípulos. Foram dadas para serem uma fonte de encorajamento para os crentes que esperam pelo retorno do seu Senhor. Como parte deste encorajamento ele prometeu que ele haveria de trazer uma recompensa para os fiéis.

"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras." Apocalipse 22:12

Em Romanos capítulo 2 é-nos dito que se formos fiéis receberemos a vida eterna, mas se escolhermos fazer a nossa vontade e não obedecer à verdade receberemos a indignação e ira de Deus.

Em Romanos 2:6-10 lemos que Deus "retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego."

Mateus 25:31-46 regista a parábola que Jesus disse aos seus discípulos. Nesta parábola as ovelhas e os cabritos são usados para simbolizar as duas classes de pessoas que serão julgadas. As ovelhas representam aqueles que obedeceram Deus, enquanto que os cabritos representam aqueles que foram desobedientes.

Aqueles que foram fiéis receberão vida eterna (v. 34) e aqueles que não foram fiéis serão castigados com morte eterna (v. 41).

João 5:29 diz-nos que o julgamento resultará em vida para alguns e morte eterna para outros.

A Bíblia ensina que Cristo retornará à terra para recompensar todos aqueles que foram fiéis a Deus. Aos fiéis será dada a vida eterna e desfrutar da vida no reino.

QUANDO VOLTARÁ JESUS?

Está bem documentado na Bíblia que Jesus retornará para a terra. Deus já estabeleceu o dia. Actos 17 confirma-nos isso.

"Porquanto [Deus] estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou..." Actos 17:31


Mas quando será este dia?

Num discurso aos seus discípulos em Marcos 13, Jesus profetizou acerca de muitos eventos que aconteceriam no futuro.

Nesta profecia ele afirma claramente que ele retornará à terra e que reunirá os seus fiéis seguidores.

"Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória. E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu."
Marcos 13:26, 27

Ele também disse aos seus discípulos que ele não sabia quando isto aconteceria.

"Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai." Marcos 13:32

Mais tarde, depois de Jesus ter ressuscitado de entre os mortos e recebido vida eterna, os seus discípulos perguntaram-lhe se ele restauraria o reino a Israel naquela altura. (Actos 1:6)

Jesus respondeu da seguinte maneira "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade." Actos 1:7

A Bíblia simplesmente não nos diz a altura exacta de quando Jesus retornará, no entanto ela dá-nos pistas acerca do seu retorno.

Sinais do retorno de Jesus

O povo de Israel é um povo "especial" para Deus. O povo de Israel é um povo de sinais e Deus usou-os para mostrar o seu poder. Usando o povo de Israel, Deus mostrou que ele é verdadeiro à sua palavra.

"Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." Isaías 43:10

Deus afirmou que a nação seria espalhada pelo mundo.

"O SENHOR vos espalhará entre todos os povos, de uma até à outra extremidade da terra. Servirás ali a outros deuses que não conheceste, nem tu, nem teus pais; servirás à madeira e à pedra." Deuteronómio 28:64

Deus também afirmou que a nação seria congregada de novo.

"Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai nas terras longínquas do mar, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho." Jeremias 31:10

A Bíblia é clara no seu ensino acerca da congregação dos Judeus e estabelecimento na terra de Israel.

Jesus também afirmou que Jerusalém seria controlada por poderes estrangeiros por um período de tempo, mas que não seria para sempre.

"...até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles." Lucas 21:24

Jesus também disse que uma vez isto se cumprisse então o Filho do Homem retornaria. "Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória." Lucas 21:27

Em 70 D.C. os Judeus perderam o controlo de Jerusalém porque os Romanos invadiram Israel com uma tal vingança que os Judeus foram espalhados de uma ponta do mundo à outra. No entanto, isto não seria para sempre. Em 1967 os Judeus conseguiram tirar Jerusalém do controlo dos Árabes. Por quase 1900 anos Jerusalém esteve sob o controlo dos gentios, mas os Israelitas reganharam o controlo de Jerusalém.

Se Jesus estava certo quando disse que Jerusalém estaria novamente sob o controlo dos Judeus, podemos ter a certeza que a sua vinda será para breve.

É muito importante que entendamos este ensino Bíblico. De facto o Apóstolo Pedro advertiu que haveria um tempo em que as pessoas escarneceriam deste importante ensinamento.

"Tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação." 2 Pedro 3:3-4

O Apóstolo Pedro estava avisando os leitores da sua carta que embora possa parecer que Deus "esqueceu" a sua promessa de enviar o seu filho de novo para a terra, Deus é verdadeiro para com a sua palavra e fará como disse.

Deus não esquecerá a sua promessa e até mesmo que venha o tempo em que muitos rirão e zombarão do ensino da Bíblia, isto não alterará o seu ensino.

De facto um dos pontos fortes que Pedro usa é que Deus é paciente para connosco, não querendo que ninguém pereça (v. 9). Deus quer que estejamos no Seu Reino. Se Cristo voltasse agora, estaria você preparado para entrar no Reino?. Se não, use o tempo restante da melhor forma para que esteja preparado para quando o Filho de Deus voltar.


Malcom Scott
Bereano
Site Admin
 
Mensagens: 267
Data de registro: Seg Set 27, 2010 12:32 am

Retornar para Jesus Vai Voltar!

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes