Jesus Cristo primogênito de toda criação

Moderador: Bereano

Jesus Cristo primogênito de toda criação

Mensagempor emerson acosta » Qua Dez 01, 2010 3:22 pm

Os testemunhas de Jeová creem ,que Jesus Cristo foi a primeira coisa criada,e depois criou as outras coisa.
Na carta aos Colossense 1:15,16,chama Jesus de primogênito de toda a criação,e por esse motivo creem ser
ele o primeiro criado.Mais antes vamos analísar,o uso dessa palavra na Bíblia.
Porque as vezes ,primogênito não significa ;nascido primeiro.
Em Samos89:27;
Deus chama Davi de primogênito,mais sabemos que não era o mais velho de seus irmão(1Samuel17:13,14) e nem
o primeiro rei das nações e nem de Israel pois foi o segundo depois de Saul.
Então por que Deus lhe chama primogênito?
Porque,Deus iria coloca-lo num lugar de exaltação,autoridade,superioridade,mais elevado que os reis da terra.
Em Êxodo4:22;
Deus chama Israel de primogênito.
Sabemos que Israel não foi a primeira nação a existir no mundo,então por que?
Seria a mais exaltada nação por Deus.
Em Gênesis,Jaco não poderia mudar seu nascimento e o fato de Esaú ser o primeiro que nasceu.
Mais podia mudar e parar a primogênitura.A qual seu irmão trocou por um prato de lentilhas.
Esse exemplo demonstra claramente que a palavra PRIMOGÊNITO na Bíbliapode significar,autoridade,superioridade no sentido
de uma posição superior.E isso que significa primogênito em Colossenses1;15,16.
Um abraço a todos!
emerson acosta
Bronze
 
Mensagens: 18
Data de registro: Sáb Nov 06, 2010 1:11 pm

Re: Jesus Cristo primogênito de toda criação

Mensagempor luzdalua » Sex Jun 03, 2011 7:52 pm

Vejamos á luz da Biblia, Para melhor entedimento leiam os textos Biblicos,

O primogênito é, primariamente, o filho varão mais velho dum pai (em vez de o primogênito da mãe), o princípio da faculdade procriativa do pai (De 21:17); também, o primeiro macho nascido dos animais, às vezes chamado de “primogênito” (ou “primeiro nascido”). — Gên 4:4.

Uma vez que os primogênitos varões dentre os israelitas eram aqueles que, na linha de sucessão, tornar-se-iam os cabeças das várias casas, eles representavam a nação inteira. Jeová, com efeito, referiu-se à nação inteira como sendo seu “primogênito”, sendo sua nação primogênita por causa do pacto abraâmico. (Êx 4:22) Por ter preservado a vida deles, Jeová ordenou que ‘todo primogênito macho que abrisse cada madre, entre os filhos de Israel, entre homens e animais’ fosse santificado a ele. (Êx 13:2) Assim, os filhos primogênitos varões eram devotados a Deus.

Deus se referiu Jeová a “Davi, meu servo”, como primogênito, mas Davi não era filho primogênito.
No Salmo 89, Jeová se refere a “Davi, meu servo”, e faz um retrospecto do pacto para o reino feito com ele. No meio disso encontra-se a declaração: “Eu mesmo o colocarei como primogênito, o mais excelso dos reis da terra.” (Sal 89:20, 27) Davi não era filho primogênito. (1Cr 2:13-15) Assim, parece que Jeová se referia profeticamente àquele prefigurado por Davi, o celestial Filho “primogênito” do próprio Deus, a quem Ele confere um reinado mais enaltecido do que o de qualquer governante humano. — Veja Ez 34:24, onde o Messias é mencionado como “meu servo Davi”.

Jesus Cristo é apresentado como “o primogênito de toda a criação”, bem como “o primogênito dentre os mortos” — não só o mais destacado em relação aos que foram criados ou ressuscitados, mas realmente o primeiro a ser criado e o primeiro a ser ressuscitado dentre os mortos para a vida infindável. (Col 1:15, 18; Re 1:5; 3:14) Na terra, ele era o primogênito de Maria, e foi apresentado no templo em harmonia com a lei de Jeová. (Lu 2:7, 22, 23) O apóstolo Paulo menciona os seguidores de Jesus Cristo que foram alistados nos céus como a “congregação dos primogênitos”, os primeiros a serem aceitos por Deus como filhos à base de sua fé no sacrifício de Jesus, e os primeiros seguidores de Cristo a serem ressuscitados sem terem de morrer novamente. — He 12:23.

O direito que por natureza pertencia ao primogênito varão do pai. Tanto o termo hebraico como o grego para “primogenitura” (bekho·ráh; pro·to·tó·ki·a) provêm de radicais que contêm a idéia básica de “primogênito”.

Sob o sistema patriarcal, com a morte do pai, o filho varão mais velho tornava-se cabeça da família, tendo autoridade sobre os demais, enquanto permanecessem na mesma casa. Ele era responsável por cuidar dos membros da casa de seu pai. Também ocupava a posição do pai em representar a família perante Jeová. O primogênito geralmente recebia a bênção especial do pai. (Gên 27:4, 36; 48:9, 17, 18) Ademais, tinha direito a duas partes do patrimônio do pai; isto é, ele recebia o dobro do que cada um de seus irmãos recebia. Sob a Lei mosaica, o homem que tivesse mais de uma esposa não podia retirar a primogenitura do filho varão mais velho para dá-la ao filho varão da esposa especialmente amada. — De 21:15-17.

Nos tempos patriarcais, o pai podia transferir a primogenitura para outro filho por certas razões, como se deu no caso de Rubem, que perdeu seu direito de primogênito por se envolver em fornicação com a concubina de seu pai. (1Cr 5:1, 2) O primogênito podia vender sua primogenitura a um de seus irmãos, como fez Esaú, que desprezou a primogenitura e a vendeu a seu irmão, Jacó, em troca duma única refeição. (Gên 25:30-34; 27:36; He 12:16) Não existe nenhum registro de que Jacó reivindicasse sua primogenitura comprada para obter uma porção dupla dos bens de Isaque (que eram bens móveis ou pessoais, visto que Isaque não possuía nenhuma terra, exceto o campo de Macpela, em que havia uma caverna que servia de sepulcro). Jacó estava interessado em legar coisas espirituais à sua família, isto é, a promessa dada a Abraão com referência à semente. — Gên 28:3, 4, 12-15.
Com respeito aos reis de Israel, a primogenitura pelo visto trazia consigo o direito à sucessão ao trono. (2Cr 21:1-3) Todavia, Jeová, como verdadeiro Rei de Israel e seu Deus, colocava de lado tal direito quando isso convinha aos seus propósitos, como no caso de Salomão. — 1Cr 28:5.
Jesus Cristo, como “o primogênito de toda a criação”, sempre fiel ao seu Pai, Jeová Deus, possui a primogenitura, por meio da qual foi designado “herdeiro de todas as coisas”. — Col 1:15; He 1:2.

Boa Noite aTodos
luzdalua
Bronze
 
Mensagens: 44
Data de registro: Seg Abr 18, 2011 7:45 pm


Retornar para Jesus

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Bing [Bot] e 1 visitante

cron