A Bíblia - Perguntas e Respostas

A Bíblia - Perguntas e Respostas

Mensagempor Bereano » Ter Set 28, 2010 10:04 pm

ACERCA DESTE FOLHETO

A única maneira de se tornar um verdadeiro cristão é acreditar na palavra de Deus e baptizar-se em Cristo. (Veja Gálatas 3:27). A base para o baptismo é o arrependimento, a fé em Deus e no seu filho, o senhor Jesus Cristo.

Mas antes que possamos ser baptizados, nós devemos também compreender o que a Bíblia ensina e crer no que lemos. (Veja Actos 8:12). Este folheto lhe irá ajudar fazer isso.

Cada secção contém uma ou mais perguntas numeradas (1, 2, 3). E cada questão tem um número (a, b, c) de respostas modelo. As respostas não são de escolha múltipla ou alternativas - TODAS as respostas dadas são possíveis, e quanto mais respostas o estudante der, melhor.

COMO USAR ESTE FOLHETO


Não se apresse
Não tente apressar o seu estudo da Bíblia. Muitas pessoas precisam estudar a Bíblia pelo menos um ano ou dois antes que a entendam o suficiente para fazer um compromisso, que afectará o resto de suas vida. Se você já estiver estudando a Bíblia por muito tempo, você poderá ser capaz de seguir o conteúdo deste folheto dentro de alguns meses.

FAÇA UM ESFORÇO
Esforce-se no seu estudo da Bíblia. Vale a pena fazer um grande esforço, porque a vida eterna é um grande prémio. Esteja preparado para gastar ao menos meia hora por dia - todos os dias - lendo a Bíblia e a pensar sobre o que leu.

FAÇA UMA PERGUNTA DE CADA VEZ
Leia a pergunta e a resposta. Depois veja as passagens da Bíblia citadas na resposta. Se estiver certo de que entende , e que concorda com a resposta, então a seguir pode passar para a pergunta seguinte.

PERGUNTE SE NÃO COMPREENDER
Talvez não compreenda algumas das passagens da Bíblia, ou talvez não concorde com algumas das respostas dadas. Se for assim, pergunte por favor ao seu professor de estudo Bíblico Cristadelfiano sobre elas. Ele ou ela estarão sempre prontos para ajudá-lo.

ESTUDE COM UM AMIGO
Se possível, experimente estudar a Bíblia na companhia de outras pessoas. Puderão ajudar-se uns aos outros, e desta maneira farão rápidos progressos.

LEIA A SUA BÍBLIA DIARIAMENTE
Para além de usar este folheto, você deve ler um ou mais capítulos da Bíblia por dia. A melhor maneira de fazer isto, é seguir o programa diário de leituras, presente em outros folhetos; O companheiro da Bíblia - ou calendário (lê toda a Bíblia em 1 ano, lendo o Novo Testamento duas vezes), ou na versão simplificada do Plano de Leitura da Bíblia. Você pode obter uma cópia de cada, em todos os lugares de reuniões dos Cristadelfianos ou dos editores deste folheto.


UM AVISO

Você pode perguntar-se a si mesmo se deve aprender de cor as perguntas e respostas deste folheto. Isto não é necessário, ou até mesmo recomendado. O importante é recordar as ideias ensinadas na Bíblia, não as palavras exactas em que são expressadas neste livro.
Se achar útil decorar as perguntas e as respostas, então faça assim. Mas certifique-se de que realmente entende e acredita nas coisas que aprendeu. Deus quer crentes, não pessoas que repetem apenas coisas que não entendem.

Nos dias dos apóstolos era normal os crentes "fazer[em] uma boa confissão na frente de muitas testemunhas" (1 Timóteo 6:12). Consequentemente antes que se baptize em Cristo você deve ser capaz de responder a algumas perguntas, para mostrar que acredita nos ensinamentos da Bíblia e quer obedecê-los. Estas perguntas NÃO serão exactamente as mesmas que se encontram neste livro. Você não conseguirá respondê-las a menos que você compreenda realmente o que é ensinado neste livro.

O nosso conselho para aqueles que decidam aprender de cor as perguntas e as respostas deste livro é este: esteja completamente certo de que sabe o que elas significam.


1. A BÍBLIA

1-1. Por que é que a Bíblia é um livro especial?

(a) É o único livro que nos dá o verdadeiro conhecimento acerca de Deus, o Senhor Jesus Cristo e a salvação. (Veja Hebreus 1:1-2; Salmos 138:2; 2 Timóteo 3:16; Salmos 119:160).

(b) Foi escrito pelos homens que foram guiados pelo espírito Santo de Deus. (Veja 2 Pedro 1:21; 1 Pedro 1:11; Hebreus 1:1-2).

(c) Promete a vida eterna a todos que acreditam e obedecem ao seu ensino. (Veja João 17:3; Romanos 2:7; 2 Pedro 1:11).

1-2. Como podemos compreender melhor a mensagem da Bíblia?

(a) Para entender e acreditar na sua mensagem, precisamos de ler a Bíblia regularmente e orar para termos a benção de Deus. (Veja 1 Timóteo 4:13; Salmos 119:103-105; Jeremias 15:16; Jeremias 9:24).

(b) A própria Bíblia é a sua melhor intérprete. Algumas partes da Bíblia ajudam-nos a compreender outras. (Veja Lucas 24:25-27; 1 Coríntios 2:13).

2. DEUS

2-1. O que a Bíblia ensina acerca de Deus?

(a) É o único Deus verdadeiro. (Veja Isaías 44:8; Isaías 45:5; Êxodo 20:3; Efésios 4:6).

(b) Deus é espírito. (Veja João 4:24).

(c) Deus é o criador de todas as coisas. (Veja O Génesis 1:1; Isaías 45:18).
(d) Deus controla todas as coisas. Deus sabe todas as coisas, até mesmo os nossos pensamentos. (Veja Isaías 45:7; Salmos 139:1-12).

(e) Deus é um, não três. (Veja Deuteronómio 6:4; 1 Coríntios 8:6; Malaquias 2:10; Marcos 12:29).

(f) Deus é santo e verdadeiro. (Veja Êxodo 15:11; Isaías 6:3; Salmos 19:9).

(g) Deus é amável e misericordioso. (Veja Êxodo 34:6; Romanos 2:4; Salmos 103:8-14).

(h) Deus é justo e recompensará o bom e punirá o mau. (Veja Deuteronómio 32:4; Salmos 145:20; Romanos 1:18).

(i) Deus tem um plano para o futuro da terra, e para a raça humana. (Veja Números 14:21; Isaías 45:18; Apocalipse 21:1-4).

(j) Deus é o pai do Senhor Jesus Cristo. (Veja Mateus 3:17; Lucas 1:31-35; Hebreus 1:2-5; 1 Pedro 1:3).


3. HOMEM

3-1. Como foi feita a humanidade?

(a) O homem foi criado "à imagem de Deus". O primeiro homem foi criado por Deus do pó da terra. Deus deu-lhe o fôlego da vida, e o homem tornou-se em ser vivente. (Veja Génesis 1:27; Génesis 2:7).

3-2. Será que a Bíblia apoia a teoria que o homem evoluiu dos animais?

(a) Não. A Bíblia condena esta teoria ao revelar que Deus criou o primeiro homem, Adão, e a primeira mulher, Eva; e que todos os outros homens e mulheres são descendentes deles. (Veja Génesis 1:27; Génesis 3:20; Mateus 19:4; Romanos 5:12).

3-3. Como explica a Bíblia o facto de que todos os homens morrem?

(a) Adão rebelou-se contra Deus. Como punição ele foi sentenciado à morte por Deus. Esta maldição da morte passou através de Adão para nós, porque nós somos descendentes de Adão, e através dele, nós somos naturalmente rebeldes contra Deus. (Veja Génesis 3:1-19; Romanos 3:9-10; Jeremias 17:9; Marcos 7:21-23; Romanos 5:12).

3-4. O que é o pecado?

(a) Cada vez que nós quebramos um dos mandamentos de Deus, nós pecamos. É pecado mesmo quando nós não nos apercebamos que estamos pecando. (Veja 1 João 3:4; Levítico 4:21).

3-5. Porque é que as pessoas morrem?

(a) A morte veio como punição pelo pecado. (Veja Génesis 2:11; Romanos 6:23; Ezequiel 18:4).

3-6. Que acontece às pessoas quando morrem?

(a) Quando as pessoas morrem deixam de existir. Os mortos não podem pensar, ou fazer alguma coisa, ou sentir qualquer alguma coisa. Estão inconscientes, como se estivessem em um sono profundo. (Veja Salmos 6:5; Salmos 49:12, 14, 20; Salmos 146:3-4; Eclesiastes 9:5-6; John 11:11- 14).

3-7. A minha alma viverá depois da morte do meu corpo?

(a) Não. A Bíblia não menciona uma "alma imortal". Ela usa a palavra "alma" para qualquer coisa viva - homem, animal, pássaro, peixe, insecto. A Bíblia ensina que as almas podem morrer e que morrerão. "seres viventes" em Génesis 1:21 e 1:24 são as mesmas palavras que "alma vivente" em Génesis 2:7. A mesma palavra é usada outra vez em Números 6:6 onde "cadáver" é "alma morta" no texto original. (Veja Números 31:28; Ezequiel 18:4, 20; Salmos 89:48).

3-8. Há alguma esperança para nós além da vida presente?

(a) Sim, mas somente em Jesus Cristo. Ele superou o pecado e a morte. Quando ele voltar outra vez à terra, os mortos serão ressuscitados e julgados. Aqueles que foram fiéis a ele serão abençoados com a vida eterna no seu reino. (Veja Timóteo 1:10; 1 Coríntios 15:21-23; Daniel 12:2-3; João 5:28-29; Mateus 25:31-34).


(Você encontrará mais acerca do Homem na Secção 12.)


4. INFERNO

4-1. O que é o inferno?

(a) A palavra "inferno" no Novo Testamento na Bíblia Portuguesa cobre duas palavras diferentes no texto original: Hades e Geena. Em muitas Bíblias da Ásia estas duas palavras são traduzidas com mais precisão do que na Bíblia Portuguesa. Estes dois "infernos" existem em tempos diferentes: Hades existe somente até ao retorno de Cristo, Geena existirá somente depois do seu retorno (compare Hades em Apocalipse 1:8 e Geena em Lucas 12:5).

4-2. O que é o Hades?

(a) Na maioria das passagens onde a palavra "inferno" ocorre em português, a original é "Hades" que é apenas um outro nome para sepultura. Esta é usada para traduzir no Velho Testamento a palavra sepultura "Sheol" quando citada no Novo Testamento. Não há nenhum conhecimento ou actividade no "Hades" ou no "Sheol", a sepultura. (Veja Eclesiastes 9:5,10, Ezequiel 32:27-29; Mateus 11:23; 16:18).

4-3. Quem vai para o Hades?

Todos, bons ou maus, para dormir até à ressurreição. Quando Jesus foi enterrado foi colocado no "inferno" (Hades), e quando ressuscitou dos mortos ele saiu do "inferno" (Hades). (Veja Actos 2:27-31).

4-4.O que é o "inferno de fogo"?

(a) O Novo Testamento foi originalmente escrito em grego; e a palavra grega que o senhor Jesus usou quando falou de "inferno de foto" foi "Geena de fogo" (veja Mateus 10:28; James 3:6).

4-5. O que é a Geena?

(a) Este é actualmente o nome de um lugar na terra. O vale de Hinom ou de Geena é um lugar real no lado sudoeste de Jerusalém. No Velho Testamento os israelitas sacrificaram lá as suas crianças no fogo (Jeremias 32:35). Em outras épocas era o lugar onde o lixo de Jerusalém era destruído pelos fogos que nunca se apagavam. Consequentemente no Novo Testamento é usado para representar o fogo em que os maus serão destruídos completamente e permanentemente como os fogos de Geena que destruíam o lixo de Jerusalém. Quando o Senhor Jesus usou a palavra "Geena", ele usava um tipo de parábola, mas também não é impossível que o fogo do julgamento descrito no Novo e no Velho Testamento ocorra literalmente no vale da Geena. (veja Isaías 66:24 citado em Marcos 9:44, 46, 48; 2 Tessalonicenses 1:8-9).

5. JESUS CRISTO - O SALVADOR

5-1. Quem é Jesus Cristo?

(a) Jesus Cristo é o único filho de Deus. Não teve pai humano, mas foi concebido quando o poder de Deus, chamado o Espírito Santo, fez um milagre em sua mãe, que era virgem. (Veja Lucas 1:32, 35; Mateus 1:20-25; Mateus 3:17; João 1:49; João 10:36).

(b) Ele era, não obstante, um ser humano que cresceu, teve fome, teve sede, chorou, sofrido e morreu como outros seres humanos. (Veja Hebreus 2:11; Lucas 2:52; Isaías 53:3; João 11:35; João 19:33).

5-2 Qual foi a obra de Jesus, o filho de Deus?

(a) Foi revelar o seu pai, o Deus Todo Poderoso, ao mundo de uma maneira que os homens pudessem entender. (Veja João 1:1, 8; João 12:45; João 14:9; João 17:6, 26).

(b) Mostrar as qualidades gloriosas do seu Pai - santidade, justiça e amor. (Veja João 1:14-41; Romanos 3:24-26).

(c) Mostrar aos homens o significado da obra Cristã e a obediência. (Veja Lucas 22:42; João 5:30; 8:29).

(d) Pregar o Evangelho. (Veja Lucas 4:18; 9:6; e 20:1).

(e) Morrer por nós. (Veja João 10:11, 15; Actos 2:23).

(f) Trazer-nos de volta a Deus. (Veja Efésios 2:16; Romanos 5:10; João 14:6).


5-3. Como pode o senhor Jesus nos trazer de volta a Deus?

(a) Nós somos como crianças que fugiram do seu pai. Nós estamos separados de Deus pelos nossos pecados. O senhor Jesus pode trazer-nos de volta a Deus pela sua vida perfeita e pela sua morte voluntária. Porque nasceu de Maria, Jesus era humano, mas porque nasceu também pelo poder do Espírito Santo, é o filho de Deus. (Veja Hebreus 2:14; Hebreus 2:17-18).

(b) Ele era, portanto, o representante de Deus e o nosso representante diante de Deus. A Bíblia chama-o de "mediador" (esta palavra significa o "intermediário"), entre Deus e os homens. Sendo um homem, o nosso Senhor foi tentado como nós; mas ao contrário de nós triunfou sempre sobre o pecado. Obedeceu à vontade de Deus em tudo, e especialmente durante a crucificação e na morte, como sacrifício pelos nossos pecados. (Veja 1 Timóteo 2:5; Hebreus 4:15-16)

(c) Quando nós realmente acreditamos na obra de Cristo, e mostrarmos isso através do baptismo (veja a Secção 18), Deus perdoa-nos os pecados e aceita-nos como seus filhos. (2 Coríntios 5:21; Romanos 8:2-4).

6. JESUS CRISTO - A SUA RESSURREIÇÃO

6-1. Depois do Senhor Jesus morrer, o que lhe aconteceu?

(a) Foi enterrado, mas no terceiro dia Deus ressuscitou-o dos mortos, para viver para sempre. (Veja Mateus 27:57-60; Mateus 28:1-7; Lucas 24:39, Actos 2:30-32, 3:15; 4:10, 5:30-31; Romanos 1:4; 1 Coríntios 15: 3,4 e 20; Apocalipse 1:18).

6-2. Porque é que isto aconteceu?

(a) Porque ele era sem pecado, não mereceu a morte - "o salário do pecado", como esta na Bíblia. Assim Deus ressuscitou-o dos mortos. (Veja Romanos 6:23; Actos 2:24; Filipenses 2:8).

(b) Ressuscitando o Senhor Jesus dos mortos, Deus mostrou a todos como Ele irá recompensar todos aqueles que seguem verdadeiramente a Jesus. Se nós depositarmos a nossa fé em Cristo, e se tentarmos arduamente obedecê-lo e segui-lo, nós também seremos ressuscitados dos mortos no último dia (veja também a Secção 12). (Veja 1 Coríntios 15:21-23; 2 Coríntios 4:14).


7. JESUS CRISTO -A SUA ASCENSÃO

7-1. Porque é que o Senhor Jesus foi para o céu?

(a) Quarenta dias após a sua ressurreição, o Senhor Jesus foi elevado até à presença de Deus no céu. Deus o fez de longe o mais grandioso de entre todos os homens, mais que qualquer anjo - o segundo maior ser em todo o universo, a seguir ao próprio Deus. (Veja Hebreus 1:3-4; Filipenses 2:9-10; Apocalipse 5:12-13).

(b) Jesus Cristo é agora o único verdadeiro sacerdote de Deus, por sua causa as nossas orações a Deus são ouvidas. Ele também ora a Deus por nós. (Veja Romanos 8:34; Hebreus 4:14-15; Hebreus 7:24-27).



8. JESUS CRISTO - O SEU RETORNO À TERRA


8.1 Como nós sabemos que Jesus Cristo voltará à terra?

(a) Deus prometeu isso no Velho Testamento. (Veja Salmos 110:1-2; Daniel 7:13-14).

(b) O Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos que retornaria. (Veja Mateus 16:27; Apocalipse 22:12).

(c) Os anjos de Deus prometeram aos discípulos que Jesus viria outra vez na mesma maneira que ascendeu. (Veja Actos 1:11).

(d) Os apóstolos ensinaram o retorno de Cristo. (Veja Actos 3:20-21; 1 Tessalonissences 4:16).

8-2. Quando virá ele?

(a) Ninguém sabe a hora ou o dia. (Marcos 13:32). Mas Jesus virá no tempo marcado por Deus; no futuro próximo. (Veja Actos 17:31; Romanos 2:6,16).

8-3. Existem alguns sinais de que o retorno de Jesus pode estar próximo?

(a) Os judeus voltaram à terra de Israel, e Jerusalém não está mais sob o poder dos gentios. (Lucas 21:24).

(b) Existem problemas, medo e maldade no mundo em grande escala. (Lucas 21:25- 26). (veja também Mateus 24:36-41; 2 Timóteo 3:1-4; Ezequiel 37:21-28).

(c)Há centenas de anos atrás não havia nação de Israel. A terra de Israel era então uma colónia turca. Muitos árabes viveram lá, mas somente alguns milhares de judeus. Hoje. Israel é uma nação forte, com quase seis milhões de habitantes judeus. Este é um sinal claro que o reino de Deus está próximo. (Veja Jeremias 30:3, 21-24; Ezequiel 36:24-28, 37:21-28).

9. JESUS CRISTO - O FUTURO REI

9.1 Nasceu Jesus Cristo para ser rei?

(a) Sim Jesus nasceu "rei dos judeus'. Antes da experiência com Pilatos, reivindicou que era rei, e quando morreu, o título sobre a sua cabeça dizia "Jesus de Nazaré, rei dos judeus". Ele será Rei de reis. (Veja Mateus 2:2; João 18:37; João 19:19; Salmos 72:11; Revelação 19:16).

9.2 Quando começará Jesus a reinar sobre os judeus?

(a) Quando vier outra vez. (Veja Mateus 19:28; Lucas 19:11-12, 15).

9.3 Onde irá reinar Jesus Cristo?

(a) Sentar-se-á no trono de David em Jerusalém. (Veja Lucas 1:32; Isaías 9:6-7; Mateus 5:35; Zacarias 6:12-13).

9.4 Jesus Cristo irá governar apenas sobre os judeus?

(a) Não. Israel será a primeira nação que ele irá governar, mas ele também irá governar todas as nações do mundo. (Veja Jeremias 23:5-6; Salmos 72:8; Isaías 2:34; Zacarias 14:9).

10. O REINO DE DEUS

10.1 Alguma vez Deus teve um reino na terra?

(a) Sim. O reino de Israel foi chamado o reino do Senhor. Quando o Senhor Jesus voltar estabelecerá o reino de Israel outra vez, mas o vindouro Reino de Deus será muito mas muito melhor que o antigo Reino de Israel. (Veja 1 Crónicas 28:5; 2 Crónicas 13:8; Ezequiel 21:25-27; Lucas 1:32-33).

10.2 Quem irá viver no Reino de Deus?

(a) Se nós acreditarmos nas promessas de Deus e o obedecermos, o Senhor Jesus nos tornará imortais quando vier outra vez. Então nós ajudaremos Jesus a governar o seu reino. Muitos seres humanos de carne-e-osso sobreviverão às tribulações na terra nos últimos dias, e viverão também no Reino de Deus. Os governantes imortais ensinar-lhes-ão os ensinamentos de Deus. (Veja Mateus 19:27-29; Lucas 19:15-19; Revelação 5:10; Revelação 20:6; Isaías 65:20-22; Zacarias 14:16-18).

10.3 Como será a vida no Reino de Deus?

(a) Os povos da terra de carne-e-osso, cultivarão a terra e o seu trabalho será agradável e próspero. Adorarão ao Deus verdadeiro e guardarão os seus mandamentos. Deus dar-lhes-á a felicidade e curará as suas doenças. A guerra e o ódio serão proibidos. Depois de um longo tempo, haverá uma última ressurreição e um julgamento. O fiel será feito imortal. (Veja Isaías 2:34; Isaías 11:1-9; Isaías 35; Salmos 72; 1 Coríntios 15:24, 28; Apocalipse 20:12-18; 21:4).

10.4 Está sendo formado agora o Reino de Deus?

(a) Os reinos deste mundo não se tornarão no Reino de Deus até que Jesus retorne à terra. (Veja Daniel 2:44; Daniel 7:27; Apocalipse 11:15-18). Mas Deus continua a governar a criação e sobre os assuntos das nações (veja Salmos 104:1 e Daniel 4:17).

(b) Através das eras Ele tem chamado homens e mulheres para pertencer à casa real do reino vindouro. (Veja Actos 15:14; 1 Pedro 2:9; Apocalipse 1:6). Tais pessoas devem aceitar, acreditar e obedecer ao Evangelho do Reino de Deus e pelo baptismo submeterem-se a Deus e a Cristo Jesus como Senhor. Depois disso devem santificar Cristo como Senhor nos seus corações. (Veja 1 Pedro 3:15 ). Desta maneira o núcleo do Reino de Deus está sendo formado para estar pronto, para o dia da vinda de Cristo.

11. O EVANGELHO E AS PROMESSAS

11-1. O que é o evangelho?

(a) O "evangelho" é uma palavra que significa "boas novas". São as boas novas acerca do Reino de Deus, e como nós podemos encontrar a salvação nesse reino. (Veja Lucas 8:1; marcos 1:14; Mateus 4:17 e 23; Romanos 1:16).

11-2. Foi Jesus o primeiro a pregar o Evangelho?

(a) Não. O Evangelho foi pregado a Abraão, que viveu aproximadamente 2.000 anos antes de Jesus Cristo. (Veja Gálatas 3:8).

(b) O Evangelho é a "promessa feita a nossos pais". (Actos 13:32).

11-3. O que Deus prometeu a Abraão?

(a) Deu-lhe as boas novas do Evangelho. (Veja Gálatas 3:8).

(b) Disse que Abraão seria pai de uma grande nação, de muitos povos e de reis, e seria uma fonte de grandes bênçãos. (Veja Génesis 12:2; 13:16; 17:4, 6).

(c) Prometeu que todas as nações seriam abençoadas em Abraão e na sua descendência. (Veja Génesis 12:3; 22:17-18).

(d) Fez um pacto com Abraão pelo qual ele irá herdar a terra de Canaã para sempre quando ressuscitar dos mortos. (Veja Génesis 13:14-17; 15:7, 12, 17; 17:8; Actos 7:5; Marcos 12:26-27; Hebreus 11:8-9, 39, 40).

(e) Ele prometeu que a descendência de Abraão (Cristo) herdaria a terra de Canaã e seria rei sobre todos os seus inimigos. (Veja Génesis 12:7; 22:17; Gálatas 3:8, 16, 29).

(f) As promessas foram renovadas ao filho de Abraão, a Isaque, e ao seu neto, Jacó. (Veja Génesis 26:2-4; 28:13-14).

11-4 O que Deus prometeu ao rei David?

(a) Que teria um descendente notável, cujo pai seria Deus. (Veja 2 Samuel 7:12-15; 1 Crónicas 17:11-12).

(b) Que o pacto de Deus com David seria estabelecido nesse descendente, que é Cristo, (Actos 2:30), que irá governar no trono de David (Salmos 89:28, 34-36; 132:11).

(c) Que Cristo será também um salvador justo (2 Samuel 23:3-5)

(d) Que a Casa Real de David seria a casa de Deus e que Cristo estabeleceria uma casa de adoração em Sião (1 Crónicas 17:10, 12, 16; Salmos 132:2-3. Veja também Isaías 2:2-3).

11-5. Há mais algumas promessas na Bíblia?

(a) Sim. A primeira promessa relacionada com Cristo é a promessa de um "descendente" a Eva que iria vencer a "descendência" da serpente; pecado (Génesis 3:15;Salmos 91:13; Lucas 10:19).

(b) Há também a promessa que Deus fez a Noé, de não destruir o mundo outra vez (Génesis 8:21; 9:9-17).

(c) E a promessa a Finéias (Números 25:13).

(d) Jesus também fez promessas aos seus discípulos (Mateus19:28), ao ladrão (Lucas 23:43), e a outros.

(e) Finalmente, as promessas aplicam-se também a nós. (Efésios 3:6; Hebreus 10:36; 11:39-40; Apocalipse 2:7)

12. RESSURREIÇÃO, JULGAMENTO E VIDA ETERNA

12-1. O que a Bíblia quer dizer por Ressurreição?

(a) Pessoas mortas voltando à vida outra vez, como aconteceu ao Senhor Jesus, quando ressuscitou dos mortos. (Veja Apocalipse 1:5; Colossenses 1:18; Actos 26:23; 1 Coríntios 15:20).

12-2. Quando terá lugar a ressurreição?

(a) Quando o Senhor Jesus voltar à terra. (Veja 1 Tessalonicenses 4:16; João 5:28- 29; 1 Coríntios 15:23).

12-3. Aqueles que vão sair de suas sepulturas irão ser julgados?

(a) Sim. Nós devemos todos comparecer diante de Cristo, o maior Juiz de sempre. Ele irá decidir quem são os dignos de ter a vida eterna e quem são os indignos de tê-la. (Veja Romanos 14:10; 2 Coríntios 5:10; 1 Pedro 4:6; Daniel 12:2; Apocalipse 20:11-15)

12-4. Vão todos os que viveram ser ressuscitados dos mortos e julgados por Jesus Cristo?

(a) É o direito de Deus ressuscitar quem ele quiser, mas a Bíblia diz que somente "muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão" (Daniel 12:2) e também que alguns "não ressuscitarão" (Isaías 26:14; 43:17). Parece que aqueles que nunca aprenderam sobre Deus não serão ressuscitados simplesmente para ser destruídos, enquanto aqueles que ouviram sobre Deus e souberam que deveriam ter obedecido a Cristoe não o fizeram serão destruídos. (Veja João 12:48; Deuteronómio 18:18-19; Mateus 25:14-30; Romanos 2:12).

12-5. O que acontecerá àqueles que não serão ressuscitados dos mortos?

(a) Nunca levantar-se-ão de suas sepulturas, mas irão permanecer mortos para sempre.
(Veja Salmos 49:20; Provérbios 21:16; Isaías 26:14; 43:17).

12-6. O que acontecerá àqueles que estão vivos na vinda do senhor Jesus Cristo?

(a) Aqueles que têm que enfrentar o julgamento serão recolhidos pelos anjos para encontrar-se com Cristo, como aqueles que serão ressuscitados dos mortos. Os anjos recolherão os crentes através do ar, mas o ar não é o destino final, porque o julgamento ocorrerá na terra, e o reino será estabelecido também na terra. (Veja 1 Coríntios 15:51; 1 Tessalonissenses 4:16-17; Mateus 25:31-32).

12-7. Que acontecerá àqueles quem o senhor Jesus aceitar no julgamento?

(a) Receberão a vida eterna, que irá ser vivida na terra, no reino de Cristo. (Veja Daniel 12:3; Mateus 25:20, 21, 34; Daniel 7:27; Apocalipse 5:10; Mateus 5:5).

12-8. A Bíblia promete aos cristãos fiéis que irão para o céu?

(a) Não. Como nós acabamos de ver, a Bíblia promete que os seguidores fiéis de Jesus viverão para sempre na terra. A Bíblia diz também que ninguém foi para céu, excepto Jesus. (Veja Salmos 115:16; Actos 2:34; João 3:13)


Nota: Algumas passagens da Bíblia são ás vezes usadas para ensinar que aos cristãos é-lhes prometido a vida eterna no céu. Mas todas podem ser harmonizadas com o ensino do resto da Bíblia. Para o exemplo, "na casa de meu Pai", em João 14:2 não é no céu. A casa de Deus é o templo, como mostra em João 2:16. O maior de todos os templos é o templo espiritual, e os crentes são pedras vivas nessa grande casa que ainda está sendo construída (Veja 1 Pedro 2:5). A casa de Deus é na terra, é por causa disso que o Senhor Jesus diz (no versículo seguinte - João 14:3), "voltarei e vos receberei para mim mesmo".

12-9. Qual será o destino daqueles que o senhor Jesus rejeitar?

(a) Ouvirão Cristo a condená-los. Verão entrar os justos no reino de Cristo, enquanto eles serão jogados para fora. Finalmente receberão a morte eterna - a "segunda morte" de Apocalipse 2:1 1 e de Apocalipse 20:14, da qual não haverá despertar. (Veja Lucas 13:28; Mateus 22:13; Mateus 25:46; Salmos 145:20).

12-10. Porque é que algumas passagens dizem que aqueles que são rejeitados por Jesus Cristo serão lançados num lago do fogo?

(a) Apocalipse 20:14 diz-nos que o lago do fogo é o mesmo que a segunda morte. O homem usa fogo para destruir o lixo. Na Bíblia, Deus fala do fogo como um tipo de parábola, para mostrar que aqueles quem que não são dignos Dele serão destruídos completamente. (Veja Salmo 37:20; Salmo 68:2; Mateus 3:11-12; 2 Tessalonicenses 1:7-9). (Veja também a Secção 4 acerca da Geena).

13. O ESPÍRITO SANTO

13-1. O que é o Espírito Santo?

(a) A palavra "espírito" no original significa, sopro/fôlego, ou vento. O Espírito Santo, as vezes "O Espírito de Deus", é uma maneira de descrever o poder de Deus.

(b) Pelo seu Espírito Deus fez o mundo. Pelo seu Espírito Deus fez com que Jesus nascesse. Pelo seu Espírito Deus fez com que os profetas e apóstolos escrevessem as Escrituras. Pelo seu Espírito Deus está em todo o lado, e sabe tudo o que fazemos, pensamos e dizemos. Pelo Seu Espírito Deus irá ressuscitar os mortos quando Jesus voltar.

(c) Este Espírito-poder de Deus é muitas vezes chamado de "Santo" quando é associado ao trabalho da produção das Santas Escrituras e de pessoas santas. (Veja Lucas 1:35; Lucas 24:49; Actos 1:8; Génesis 1:2; Jó 33:4; Salmos 104:30; Jeremías 32:17; 2 Pedro 1:21; Salmos 139:1-14; Romanos 8:11; Actos 7:51).

(d) Na maior parte do Novo Testamento a palavra "espírito" é usada em sentido figurativo na batalha entre a "carne" e o "espírito". Estes são apenas termos para "o novo homem" em Cristo, e o "velho homem" em Adão (Veja Romanos 8:5-7; Efésios 4:20-24).

13-2. O que são os dons do Espírito?

(a) Os dons do Espírito são poderes especiais que Deus deu a alguns de Seus servos nos dias dos apóstolos e nos dias que imediatamente se seguiram. Através destes poderes, homens escolhidos eram capazes de falar e escrever as palavras de Deus, e fazer outros milagres. Os dons do Espírito incluíam apostolado, profecia, cura e "falar em línguas". ( Que quer dizer que eles podiam falar em outras línguas sem nunca as terem aprendido.) Estes dons ajudaram a igreja em um período de excepcional dificuldade. De duas maneiras os dons permitiram que o evangelho fosse amplamente pregado. Primeiramente, os pregadores dos primeiros Cristãos eram capazes de proclamar o evangelho ceom determinação e poder em muitas línguas diferentes. Em segundo lugar, podiam confirmar a sua mensagem através de grandiosos milagres. Os dons também permitiram que o Novo Testamento fosse escrito, e que a igreja Cristã fosse firmemente estabelecida. (Veja Actos 2:1-17; Joel 2:28-29; 1 Coríntios 12:7-11; Romanos 15:18-19).

(b) No tempo do Velho Testamento, Moisés, Elias, Eliseu e outros possuíram poderes similares. Paul ensinou que haveria um tempo em que estes dons do Espírito seriam retirados. Isto aconteceu quando a igreja Cristã foi estabelecida, e o Novo Testamento completamente escrito. É por isso que ninguém possui estes dons nos dias de hoje. Quando o Senhor Jesus retornar à terra os servos de Deus receberão novamente os dons do Espírito. (Veja Salmos 105:26-27; 2 Reis 2:9-15; 1 Coríntios 13:8-11; Hebreus 6:4-5).

13-3. Como devemos encarar as pessoas que dizem fazer milagres e falar "em línguas" em nossos dias?

(a) A Bíblia contém um teste para estas pessoas em Deuteronómio 13:1-3. Através deste teste não importa que os milagres delas sejam genuínos ou não, a questão é - eles falam o que é certo acerca de Deus ou não? Se não então, como diz Deuteronómio 13:3, eles podem ter sido enviados por Deus para testá-lo.

(b) Comparando o ensino dessas pessoas com a Bíblia parece que eles são falsos mestres que não obram pelo poder de Deus. Às vezes são deliberadamente enganadores, embora na maioria dos casos eles próprios estão sendo enganados. São como os falsos profetas e mágicos que afirmavam ser capazes de fazer milagres nos dias de Moisés, Senhor Jesus e dos apóstolos. (Veja Êxodo 7:11, 12, 22; Lucas 11:19; Actos 8:9-11; Mateus 24:24)

(c) Investigadores médicos repetidamente mostram que as "curas" são em de pequena importância ou temporárias, ou mesmo fraudes descaradas. Da mesma maneira linguistas podem mostrar através da análise de gravações que as "línguas" não são linguagem alguma, somente sons sem nexo da própria língua do que fala. E se são reais, onde estão os milagres que os apóstolos faziam com o Espírito Santo como ressuscitar os mortos?

13-4. O Espírito Santo de Deus está activo em nossos dias?

(a) Sim, o Espírito de Deus está sempre activo (Salmos 139:7-10). Para a salvação dos homens e mulheres está poderosamente activo na Sua palavra, a Bíblia, que é espírito e vida (João 6:63). Quando a palavra de Deus é misturada com fé no coração do crente, torna-se em semente incorruptível que produz bênçãos abundantes de Deus, um novo nascimento pelo baptismo. (Veja 1 Pedro 1:23-25; 1 Pedro 2:1-3).

(b) Através do qual entramos na vida do Espírito. Pela qual temos acesso a Deus pela oração através de Jesus Cristo e encontrar força para a vida diária e obediência aos mandamentos de Deus. (Veja Hebreus 2:18 e Hebreus 4:16 com Romanos 8:26-28). Deus prometeu que nunca nos abandonaria ou nos esqueceria. (Veja Hebreus 13:5-6).

14. OS ANJOS

14-1. O que são os Anjos?

(a) Os anjos são os mensageiros imortais de Deus. Anjos protegeram Abraão, Isaque, Jacó. Anjos avisaram Ló acerca dos julgamentos de Deus em Sodoma. Um anjo deu a Lei de Deus a Moisés. Anjos anunciaram o nascimento do Senhor Jesus aos pastores. Hoje, invisivelmente os anjos tomam conta dos servos de Deus. Os anjos ajudarão o Senhor Jesus quando ele voltar para julgar. (Veja Lucas 20:36; Salmos 103:20; Actos 7:38; Génesis 19:1; Lucas 2:9; Salmo 34:7; Mateus 18:10; Lucas 22:43; Mateus 24:31; 2 Tessalonicenses 1:6-10).

15. O PECADO, SATANÁS, E O DIABO

15-1. O que é o Pecado?

(a) Nos pecamos quando desobedecemos a lei de Deus. (Veja 1 João 3:4).

15-2. Quem nos tenta para pecarmos?

(a) A tentação para pecar vem da nossa mente e corpo; somos tentados pela nossa própria "natureza humana". O apóstolo Paulo chamou-lhe "lei do pecado" no seu corpo. Outras vezes outros seres humanos nos persuadem a ceder aos nossos desejos pecaminosos da nossa própria natureza. (Veja Tiago 1:1-15; Marcos 7:21-23; Jeremias 17:9; Romanos 7:18-25; Romanos 5:12; Provérbios 1:10).

15-3. O que é o diabo?

(a) O diabo é um tipo de parábola sobre a maldade da natureza humana. Uma natureza humana que não muda é desagradável para Deus. Ele mostra isso chamando-a de "diabo". Homens maus às vezes são chamados de "diabo". (Veja João 6:70; João 8:44; 1 João 3:8; Apocalipse 2:10).

15-4. Que acontece quando cedemos aos nos desejos maus da nossa natureza humana, e assim vivemos vidas pecaminosas?

(a) Morreremos. É por isso que a Bíblia diz que o diabo(natureza humana) tem "o poder da morte". (Veja Romanos 6:23; Hebreus 2:14).

15-5. O que o Senhor Jesus Cristo fez ao diabo?

(a) A Bíblia diz que o Senhor Jesus destruiu o diabo quando ele morreu. Isto prova que o diabo não pode ser um monstro de grande maldade, que está vivo hoje.

(b) O nosso Senhor tinha uma natureza humana como nós temos, e ele foi tentado assim como nós somos. Isto significa que o Senhor Jesus teve que lutar contra "o diabo" (os seus desejos naturais) assim como nós. Mas, ao contrário de nós, O Senhor ganhou todas as batalhas; nem sequer uma vez ele cedeu às tentações, e assim "o diabo" foi derrotado. Desde que foi ressuscitado Jesus Cristo tem um corpo imortal que não está mais sujeito a tentações. Para ele, a natureza humana ("o diabo") foi destruída e está morta. (Veja Hebreus 2:14; Hebreus 4:15; Romanos 6:6-10; 1 João 3:8).

15-6. O que significa "Satanás"?

(a) É uma palavra Hebraica que significa "o inimigo" ( O Velho Testamento foi escrito em Hebraico). Algumas vezes é traduzido "inimigo" ou "oponente", ou "adversário",e outras vezes é usado como nome próprio. Pedro opôs-se ao Senhor Jesus, então Jesus lhe disse: "Arreda, Satanás!".

A natureza humana é o maior inimigo de Deus (e nosso também!), assim no Novo Testamento é chamada de "Satanás" em muitos lugares. Homens maus são chamados de "Satanás", em alguns versículos. (Veja Actos 5:34; 1 Tessalonicenses 2:18; Mateus 16:23; 1 Timóteo 1:20).

Nota: Existem umas poucas passagens da Bíblia que não usadas para ensinar a existência de um diabo sobrenatural, mas essas passagens são usadas porque não foram lidas cuidadosamente. Por exemplo, "Lúcifer" em Isaías 14:12 não é um anjo mau. É o rei da Babilónia, um homem muito orgulhoso, cruel e mau. Leia a passagem completa começando no versículo 4. Da mesma maneira, o "querubim ungido" de Ezequiel 28:14 não é um anjo mau. É o rei de Tiro - assim o diz o versículo 12.

16. DEMÓNIOS E ESPÍRITOS IMUNDOS

16-1. O que são os demónios e espíritos imundos?

(a) Na Bíblia, doenças - especialmente doenças mentais - eram chamadas de "demónios", ou "espíritos maus", ou "espíritos imundos". Quando as pessoas eram curadas da doença - o "espírito imundo" - era dito que tinha saído da pessoa. Às vezes "espírito imundo" significa "maldade". (Veja 1 Samuel 16:14; Mateus 8:16-17; Mateus 12:22).

16-2. Muita gente acredita que "espíritos maus" são seres invisíveis. Deve um Cristão crer nisso?

(a) Não. Algumas igrejas ensinam esta crença pagã, mas não é verdade. A Bíblia não ensina isso. a Bíblia diz que Deus é o Mestre do Seu próprio universo. Não existem seres espirituais para além de Deus, o Senhor Jesus Cristo, e os anjos. Os anjos fazem sempre a vontade de Deus, eles não podem nem pecar nem morrer. Como já vimos, o diabo, Satanás, e os espíritos maus são usados na Bíblia como um tipo de parábola. Eles representam a natureza humana pecaminosa, e doenças, que são uma consequência do nosso estado pecaminoso. (Veja Isaías 45:5-7; Jeremias 10:5; Amós 3:6; Mateus 6:10).

17. O CAMINHO PARA A VIDA ETERNA

17-1. Eu quero viver para sempre no Reino de Cristo. Que devo fazer?

(a) Você deve acreditar de todo o coração no ensino da Bíblia. Isto só é possível se for um leitor regular e interessado. Leia a Bíblia todos os dias! (Veja 2 Timóteo 3:14-17; Salmos 119:147-148).

(b) Você tem que se arrepender. Isto significa que tem que estar verdadeiramente desolado por ser um pecador; deve querer que Deus através de Jesus Cristo perdoe os seus pecados; e tem que prometer a Deus que tentará levará uma vida melhor a partir desse altura. (Veja Actos 3:19).

(c) Tem que ser baptizado. (Veja Actos 2:38-42).

(d) Tem que levar o resto de sua vida tentando obedecer aos mandamento do Senhor Jesus Cristo. (Veja Romanos 2:7).

18. BAPTISMO

18-1. O que é o baptismo?

(a) O baptismo envolve a completa imersão da pessoa em água. (Veja Mateus 3:13-17; Marcos 1:9-10; João 3:23; Actos 8:36-39).

18-2. Qual é o significado do baptismo?

(a) Lembra-nos que Jesus for enterrado e ressuscitou, e assim mostra-nos que podemos ser salvos através da sua morte e ressurreição. (Veja Romanos 6:3-4).

(b) Lembra-nos que porque somos pecadores, merecemos morrer (se fôssemos mantidos debaixo da água de certeza que morreríamos!). (Veja Romanos 6:5-7).

(c) Lembra-nos que porque Deus é misericordioso, quer nos salvar da morte pela ressurreição. O baptismo é assim uma espécie de "morte" - "enterro" na água - e uma espécie de "ressurreição". É uma parábola em acção. (Veja Colossenses 2:12-13).
(d) Lembra-nos que, assim como a água lava a sujeira, assim Deus remove o pecado daqueles que Lhe obedecem. Quando somos baptizados, Deus perdoa-nos todos os nossos pecados que tenhamos cometido. Assim temos um novo começo como discípulos de Jesus Cristo. (Veja 1 Pedro 3:21; Actos 22:16).

(e) É um sinal pelo qual nos tornamos filhos de Deus e membros da descendência de Abraão em Jesus Cristo através da aliança eterna. (Veja Gálatas 3:26-29).

18-3. Devemos ser baptizados?

(a) Sim. O Senhor Jesus foi baptizado. Paulo foi baptizado. Os primeiros Cristãos foram baptizados, como mandamento do Senhor Jesus. Baptismo é um acto de obediência. Devemos ser baptizados porque Deus nos manda que sejamos baptizados. (Veja Mateus 3:13-17; Actos 2:37-41; Actos 22:13-16; Gálatas 3:27-29; 1 Pedro 3:21).
18-4. Podemos ser baptizados antes de entender o evangelho?

(a) Não. Temos que entender primeiro o evangelho, e crer nele; então, o mais rápido possível devemos ser baptizados. (Veja Marcos 16:16; Actos 8:12).

18-5. A Bíblia fala do baptismo de bebés?

(a) Não, nunca. Os bebés não são capazes de crer; logo não podem ser baptizados como deve ser. (Veja Actos 8:12, e note as palavras, "deram crédito"(ou como diz na RC "como cressem em Filipe"), e "assim homens como mulheres").

18-6. É correcto baptizar por aspersão ou derramamento de água sobre a pessoa?

(a) Não. O Senhor Jesus e os seus discípulos foram mergulhados na água, e assim devemos ser nós também. (Veja Mateus 3:16; Actos 8:38-39).

19. A VIDA CRISTÃ


19-1. Devemos manter comunhão?

(a) Sim. Na Bíblia a comunhão é simplesmente chamada de "partir o pão" (Actos 2:42). O Senhor Jesus mandou que nos reuníssemos regularmente para partir o pão e tomar o vinho, em memória do seu sacrifício até que ele venha. O pão representa o seu corpo, e o vinho o seu sangue. (Veja 1 Coríntios 11:26; João 6:53-56).

(b) Quando somos baptizados, é um novo nascimento. Um recém-nascido necessita de comida a intervalos regulares. O partir do pão é uma refeição simbólica que nos dá alimento espiritual.

(c) No baptismos os nossos pecados do passado são perdoados, mas a fraca natureza humana não consegue parar de pecar. O partir do pão trás-nos de novo ao sacrifício de Jesus Cristo e renova o perdão de pecados.

(d) Ao partir o pão somos relembrados dos votos que fizemos no nosso baptismo. É uma ocasião renovar os nossos votos. Lembra-nos que Jesus irá voltar.

(e) Também fortalece a irmandade entre os crentes. (Veja 1 Coríntios 11:23-29; Mateus 26:26-28; 1 Coríntios 10:16-17; Actos 2:42,46).

19-2. Devemos partir o pão e tomar o vinho em algum dia especial?

(a) Não. O partir do pão foi instituído em uma tarde de um dia de semana. É-nos dito para fazer isto com regularidade (1 Coríntios 11:26); mas não nos é dito com que frequência se deve fazê-lo, ou em que dia. Os primeiros discípulos usualmente tinham esta cerimónia "no primeiro dia da semana" - Domingo (Actos 20:7). Para a maior parte das pessoas em nossos dias, o Domingo é o dia mais conveniente, mas em alguns países, (como Nepal onde o sábado é o dia de descanso) outro dia será mais conveniente.

19-3. Pode o crente partir o pão com qualquer pessoa?

(a) Não. O partir do pão, como o baptismo, é uma recordação da morte de Cristo ( 1 Coríntios 11:26). Nos versículos seguintes Paulo ensina que somos baptizados em só espírito e em um corpo (1 Coríntios 12:13). Isto torna claro que o partir do pão está dependente do entendimento sobre a morte de Cristo, e também que é para aqueles que foram baptizados em um corpo. Só podemos partilhar o pão (o corpo de Jesus) com aqueles que pertencem ao mesmo corpo.

19-4. Que outras reuniões devem os crentes ter?

(a) O Novo Testamento mostra que no princípio do Cristianismo a igreja tinha reuniões para pregação do evangelho, e também para estudar a Bíblia. (Actos 2:42; 5:42; 8:25; 17:17; 18:11; 19:8-9; 20:7).

19-5. Devemos guardar o dia de Sábado?

(a) Não. O mandamento de guardar o Sábado como dia santo era o quarto dos Dez Mandamentos. Os outros nove mandamentos são todos repetidos no Novo Testamento, e assim são para ser cumpridos pelos Cristãos. Mas o Senhor Jesus e os seus apóstolos nunca ensinaram que os Cristãos deviam guardar o Sábado. A Lei de Moisés foi abolida depois da morte de Jesus. (Veja Êxodo 20:10; Gálatas 5:14; Romanos 14:5; 2 Coríntios 3:3-11; Colossenses 2:14).

19.6. Com que regularidade deve um Cristão ler a Bíblia?

(a) Todos os dias, se possível. Davi lia a Bíblia todas as manhãs e noites (Salmo 119:147-148). Aqueles que não sabem ou têm dificuldade em ler devem pedir a seus filhos que lhes leiam a Bíblia, ou ir para casa de um irmão que saiba/possa ler, para que assim possam ouvir alguém ler a Bíblia. (Veja Actos 17:11).

19.7. Que tipo de vida deve levar um Cristão?

(a) Um Cristão deve ser verdadeiro, honesto, sóbrio, calmo, gentil, generoso. (Veja Romanos 12:1-21; Gálatas 5:22-23; Efésios 4:20-32; 5:1-5; 6:1-9; Colossenses 3:12-18).

(b) Ser puro e santo. (2 Timóteo 2:22; Gálatas 5:19-21; 1 Coríntios 6:9-11).

(c) Não "dado ao vinho" (1 Timóteo 3:3, 3:8; Efésios 5:18; Romanos 14:20-21).

(d) Ser de confiança e trabalhador ( 1 Tessalonicenses 4:11-12; 1 Timóteo 5:8,13; Actos 20:33-35; 1 Coríntios 9:18).

(e) Controlar a sua língua (Mateus 18:15; Efésios 5:14; Tiago 3:3-12).

19-8. O que a Bíblia quer dizer por Fé?

(a) Ter fé significa crer nas promessas feitas por Deus. Por exemplo, Noé acreditou que Deus iria destruir o mundo com o Dilúvio; ele mostrou a sua crença(fé) ao construir a arca. Um homem sem fé é aquele que não tem confiança em Deus; não acredita que Deus cumpre as Suas promessas. Um homem assim no seu coração está chamando Deus de mentiroso - alguém que promete e não cumpre.

(b) A fé é uma parte essencial da vida Cristã. Se cremos que os nossos pecados podem ser lavados através de Cristo, então devemos mostrar a nossa fé através do baptismo. Se cremos que Deus irá enviar o Senhor Jesus para limpar o mundo e enchê-lo de santidade, então devemos mostrar a nossa fé ao prepararmos nossos os corações para a sua segunda vinda e orar todos os dias para que venha rápido. É impossível ser-se Cristão sem mostrar fé. (Veja Hebreus 11:6-7; Tiago 2:21-26; Gálatas 3:6-9; 1 João 5:10; Efésios 2:8).

19-9. Deve um Cristão orar todos os dias?

(a) Sim. Deus quer ouvir nossas orações regularmente. Jesus deu uma parábola "sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer". Os Cristãos que não oram rapidamente perdem contacto com Deus, O Senhor Jesus às vezes levava toda a noite em oração. A oração deve ser uma parte importante nas nossas vidas também.

Jesus é o nosso Sumo Sacerdote na presença de Deus, e oramos a Deus através de Cristo. (Veja Lucas 18:1; Mateus 6:5-13; Lucas 6:12; Tiago 5:16; Hebreus 10:19-22; Romanos 12:12; Actos 2:42; Apocalipse 5:8).

19-10. Deve um Cristão lutar contra homens maus?

(a) Não. O Senhor Jesus estava rodeado de homens maus, que no fim mataram-no. Mas ele não feriu nenhum deles, e nós da mesma maneira não devemos ferir ninguém - nem mesmo em autodefesa. (Veja Lucas 9:54-56; Mateus 26:51-52; Mateus 10:16; Mateus 5:38-48; Romanos 12:18-21; 2 Timóteo 2:24).

19-11. Qual deve ser a atitude do Cristão em relação às leis do pais em que vive?

(a) Um Cristão deve sempre obedecer e respeitar as leis nacionais "porque não há autoridade que não proceda de Deus" (Romanos 13:1-5). Um Cristão deve ser bom, cidadão ordeiro e pagar seus impostos. (Tito 3:1; Romanos 13:6-7; Lucas 20:25).

(b) No entanto, pode suceder embora seja raro que o governo passe uma lei que vá contra as leis de Deus (por exemplo, se nos for ordenado adorar ídolos, ou ir para o exército) então nestes casos "Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens." (Veja Actos 5:29).

(c) Um cristão não deve levar seu irmão ao tribunal. (1 Coríntios 6:18).

19.12. Deve um Cristão tomar parte activa em políticas para melhorar o seu país?

(a) Não. O Senhor Jesus nunca fez qualquer tentativa para ajudar a governar o seu país. Ele resistiu tentativas de o colocar em uma posição de autoridade, e recusou qualquer posição de poder sobre os outros. O Senhor sabia que o seu Reino não era "deste mundo", a sua principal tarefa foi pregar o evangelho. Um Cristão deve cuidadosamente evitar o envolvimento com os assuntos do mundo.

(b) Às vezes os governos podem fazer coisas que os Cristão não apoiam - por exemplo, ir para a guerra, promover o jogo de azar (ex. cassinos, lotarias). No entanto, no mais possível o Cristão deve afastar-se de assuntos públicos, e devotar a sua energia na pregação do evangelho e fazer o bem àqueles que são necessitados; Isto foi o exemplo dado pelo Senhor Jesus. (Veja João 6:15; Lucas 12:14; João 18:36; 2 Timóteo 2:4).

19-13. Deve um Cristão ajudar outros a conseguir posições na política através do voto?

(a) Não. Ao votar mostramos que estamos interessados em política, e um Cristão não deve estar interessado nisso. Um Cristão deve aceitar qualquer governante que Deus permite que seja escolhido, e orar para que Deus ajude esse governante a governar sabiamente. (Veja Daniel 4:25; Provérbios 21:1; 1 Timóteo 2:1,2).

19-14. Existem alguns trabalhos que o Cristão deva evitar?

(a) Sim. Um Cristão deve evitar qualquer trabalho em que tenha usar de força contra outra pessoa (como no exército ou polícia). Evitar qualquer posição em que tenha que fazer juramento de obediência: Nenhum Cristão deve jurar obediência a nenhum homem, já que a sua lealdade é para com Cristo.

(b) Um Cristão também deve evitar situações anticristãs, por exemplo trabalhar para um estabelecimento de jogo, ou em uma fábrica de armas, ou onde se vendem bebidas fortes, ou ainda em locais onde se vendam livros maus. (Veja 1 Timóteo 5:22; 1 Tessalonicenses 5:22).

19-15. A Bíblia dá alguns conselhos em relação ao casamento?

(a) Um casamento ideal será "somente no Senhor" (1 Coríntios 7:39).

(b) Maridos e mulheres devem ser gentis e verdadeiros um para com o outro, assim como Jesus é gentil e verdadeiro para com a sua igreja. (Veja 1 Coríntios 11:3; 14:34-35, Efésios 5:22-33; Colossenses 3:18-19; 1 Timóteo 2:8-15).

(c) Os filhos devem ser criados em um lar feliz por pais amorosos, que lhes ensinarão a obedecer a Deus. (2 Coríntios 7:14; Efésios 6:1-4; Colossenses 3:20-21; 1 Timóteo 5:4).

(d) Os crentes não devem iniciar divórcios contra suas mulheres ou maridos, mesmo que eles não sejam crentes. (2 Coríntios 7:10-13).
Bereano
Site Admin
 
Mensagens: 267
Data de registro: Seg Set 27, 2010 12:32 am

Retornar para A Bíblia

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron